Sagres / Central de Cervejas está envolvida no patrocínio a eventos com touradas e associa constantemente a marca às touradas no Campo Pequeno Responsável da Administração da Sagres / Central de Cervejas afirma que tal faz parte do negócio
* Posição da Sagres / Central de Cervejas contrasta radicalmente com a posição positivamente tomada pela Super Bock / UNICER, que se afastou completamente das touradas, afirmou que respeita os direitos dos animais e adiantou que não quer mudar de posição
* BOICOTE a Sagres e todos os produtos da Central de Cervejas (Água do Luso, Água Cruzeiro, Schweppes, Joi, Spirit, Strongbow e cervejas Budweiser, Kilkenny, Guinness, Beamish, Grimbergen, John Smith´s e Foster´s) e DÊ PREFERÊNCIA à Super Bock e a todos os produtos da UNICER (águas Vitalis, Caramulo, 7 Fontes, Frisumo, Frutis, Snappy, cerveja Carlsberg e cafés Bogani e A Caféeira). Use o seu poder de consumidor/a para premiar as empresas que tomam boas decisões e para castigar as empresas que tomam más decisões.
Depois da Sagres ter sido apontada pelos defensores das touradas como “a cerveja que não traiu os aficcionados”, foi nestes termos que Nuno Pinto Magalhães, assessor da Administração da Central de Cervejas, que detém a Sagres, respondeu à mensagem que a ANIMAL enviou a esta empresa para que terminasse o seu envolvimento comercial e promocional com as touradas:
“ [...]
Nestes cerca 74 anos de história a nossa Empresa tem prestado ao País e aos Portugueses, nossos consumidores, apoios relevantes nomeadamente nas áreas culturais, sociais e desportivas.
O alinhamento de sponsorização, no sentido da promoção das nossas marcas, passa, entre outros, no Desporto pelo Futebol, Futsal e Rugby, na Cultura, por concertos musicais e outros eventos de expressão popular e no Social pelo apoio á comunidade mais carenciada envolvente á nossa Fábrica de Vialonga.
Em termos anuais estamos presentes em mais de 3000 eventos espalhados pelo Pais, onde se integram festas, feiras e romarias tão ao gosto das tradições e das raízes do nosso País, onde podem ocorrer e integrados nos programas desses eventos, entre outros, corridas de touros!
Outra situação e mais concretamente é a designada Praça do Campo Pequeno, que desde as obras ocorridas e a criação de espaço comercial adjacente, deixou de ser exclusivamente uma Praça de Touros, para se tornar maioritariamente um espaço para espectáculos. Daí e decorrente desta situação e de termos negociado um espaço para a Cervejaria Trindade, na altura por nós explorada, estamos presentes, como contrapartida negocial, em termos publicitários, num local de consumo de bebidas, cuja venda é o nosso negócio!
[...]”
Por favor, responda à Sagres / Central de Cervejas e diga a esta empresa que não só não voltará a consumir a Sagres, “a cerveja que traiu os animais”, ou quaisquer outros produtos da Central de Cervejas, como também aconselhará todas as pessoas que conhece a fazerem o mesmo, como meio de castigar esta empresa por aceitar e manter a sua presente associação comercial e promocional com a tortura de animais. Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua mensagem, se preferir – para: scc@centralcervejas.pt; servicocliente@centralcervejas.pt; ipereira@centralcervejas.pt; pportugal@centralcervejas.pt; slebre@centralcervejas.pt; ncalado@agualuso.pt; ncapela@centralcervejas.pt; provedor.scc@centralcervejas.pt; nuno.pinto.magalhaes@centralcervejas.pt; info@agualuso.pt; sal@agualuso.pt, Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.
Mensagem Sugerida
À Administração da Central de Cervejas:
Ex.mos Senhores,
Li a V. resposta, assinada pelo Senhor Nuno Pinto Magalhães, ao pedido para que terminassem a associação da marca SAGRES com as touradas, nomeadamente no Campo Pequeno, e a interpretação que faço das V. palavras é a mais objectiva e óbvia possível:
· A SAGRES / Central de Cervejas patrocina muitos eventos, entre os quais se contam eventos com touradas, e não tem – nem quer passar a ter – o cuidado de se certificar de que, de todos os eventos que patrocina, exclui destes aqueles que envolvem touradas. Essa é, muito claramente, uma opção que a SAGRES / Central de Cervejas tinha a fazer e que fez, para escolher continuar a manter-se envolvida como patrocinadora de eventos que podem incluir touradas, ao invés de se afastar disso, como oito grandes empresas o fizeram nos últimos dois meses (entre as quais a Super Bock / UNICER);
· A SAGRES / Central de Cervejas tem aceitado e continuará a aceitar que faixas publicitárias da marca sejam exibidas em plena praça de touros do Campo Pequeno, enquanto ali decorrem touradas, porque isso decorre “de uma contrapartida negocial, em termos publicitários, num local de consumo de bebidas, cuja venda é o nosso negócio [da SAGRES / Central de Cervejas]”, o que significa que, novamente, também neste aspecto particular, a SAGRES / Central de Cervejas escolhe manter a associação da sua marca às touradas ao invés de ter o cuidado de o não fazer, apesar destes serem eventos moralmente aberrantes, proibidos em quase todo o mundo e em vias de serem proibidos em Portugal, considerados por um tribunal como cruéis e susceptíveis de influírem negativamente na construção e desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes, sendo que a SAGRES / Central de Cervejas decide tomar esta posição na mesma altura em que os defensores das touradas a apresentam como “a cerveja que não traiu os aficcionados”, enquanto eu e centenas de pessoas escreveram à V. empresa pedindo que tomasse a única posição eticamente correcta e comercialmente mais benéfica que poderia tomar, que seria afastar-se das touradas.
Felizmente, vivemos numa economia de mercado, livre, em que há muita concorrência e em que, enquanto umas empresas se colocam comercial e publicitária do lado errado, como a SAGRES / Central de Cervejas está a fazer, outras há, como a SUPER BOCK / UNICER, que se colocam do lado certo, do que se segue que todas as pessoas que se preocupam em estar do lado certo passarão, sem hesitações, a preferir todas as bebidas e produtos do grupo UNICER, ao mesmo tempo que passarão a rejeitar todas as bebidas e produtos do grupo Central de Cervejas, enquanto este não revir a sua posição nesta matéria. Felizmente, os consumidores têm aqui um poder que não se esgota nas decisões das empresas – mas que premeia ou castiga, sem dúvida alguma, as posições que estas decidem tomar.
Lamentando que a SAGRES / Central de Cervejas tenha decidido ficar do lado errado e deixando a certeza de que nem eu nem muitos daqueles com quem eu partilhar esta informação acompanharemos a V. empresa e os V. produtos neste erro,
Com os meus melhores cumprimentos,
Nome:
Cidade:
E-mail
Por e-mail
* Posição da Sagres / Central de Cervejas contrasta radicalmente com a posição positivamente tomada pela Super Bock / UNICER, que se afastou completamente das touradas, afirmou que respeita os direitos dos animais e adiantou que não quer mudar de posição
* BOICOTE a Sagres e todos os produtos da Central de Cervejas (Água do Luso, Água Cruzeiro, Schweppes, Joi, Spirit, Strongbow e cervejas Budweiser, Kilkenny, Guinness, Beamish, Grimbergen, John Smith´s e Foster´s) e DÊ PREFERÊNCIA à Super Bock e a todos os produtos da UNICER (águas Vitalis, Caramulo, 7 Fontes, Frisumo, Frutis, Snappy, cerveja Carlsberg e cafés Bogani e A Caféeira). Use o seu poder de consumidor/a para premiar as empresas que tomam boas decisões e para castigar as empresas que tomam más decisões.
Depois da Sagres ter sido apontada pelos defensores das touradas como “a cerveja que não traiu os aficcionados”, foi nestes termos que Nuno Pinto Magalhães, assessor da Administração da Central de Cervejas, que detém a Sagres, respondeu à mensagem que a ANIMAL enviou a esta empresa para que terminasse o seu envolvimento comercial e promocional com as touradas:
“ [...]
Nestes cerca 74 anos de história a nossa Empresa tem prestado ao País e aos Portugueses, nossos consumidores, apoios relevantes nomeadamente nas áreas culturais, sociais e desportivas.
O alinhamento de sponsorização, no sentido da promoção das nossas marcas, passa, entre outros, no Desporto pelo Futebol, Futsal e Rugby, na Cultura, por concertos musicais e outros eventos de expressão popular e no Social pelo apoio á comunidade mais carenciada envolvente á nossa Fábrica de Vialonga.
Em termos anuais estamos presentes em mais de 3000 eventos espalhados pelo Pais, onde se integram festas, feiras e romarias tão ao gosto das tradições e das raízes do nosso País, onde podem ocorrer e integrados nos programas desses eventos, entre outros, corridas de touros!
Outra situação e mais concretamente é a designada Praça do Campo Pequeno, que desde as obras ocorridas e a criação de espaço comercial adjacente, deixou de ser exclusivamente uma Praça de Touros, para se tornar maioritariamente um espaço para espectáculos. Daí e decorrente desta situação e de termos negociado um espaço para a Cervejaria Trindade, na altura por nós explorada, estamos presentes, como contrapartida negocial, em termos publicitários, num local de consumo de bebidas, cuja venda é o nosso negócio!
[...]”
Por favor, responda à Sagres / Central de Cervejas e diga a esta empresa que não só não voltará a consumir a Sagres, “a cerveja que traiu os animais”, ou quaisquer outros produtos da Central de Cervejas, como também aconselhará todas as pessoas que conhece a fazerem o mesmo, como meio de castigar esta empresa por aceitar e manter a sua presente associação comercial e promocional com a tortura de animais. Por favor, envie a mensagem abaixo sugerida – ou escreva a sua mensagem, se preferir – para: scc@centralcervejas.pt; servicocliente@centralcervejas.pt; ipereira@centralcervejas.pt; pportugal@centralcervejas.pt; slebre@centralcervejas.pt; ncalado@agualuso.pt; ncapela@centralcervejas.pt; provedor.scc@centralcervejas.pt; nuno.pinto.magalhaes@centralcervejas.pt; info@agualuso.pt; sal@agualuso.pt, Com Conhecimento (Cc) a campanhas@animal.org.pt.
Mensagem Sugerida
À Administração da Central de Cervejas:
Ex.mos Senhores,
Li a V. resposta, assinada pelo Senhor Nuno Pinto Magalhães, ao pedido para que terminassem a associação da marca SAGRES com as touradas, nomeadamente no Campo Pequeno, e a interpretação que faço das V. palavras é a mais objectiva e óbvia possível:
· A SAGRES / Central de Cervejas patrocina muitos eventos, entre os quais se contam eventos com touradas, e não tem – nem quer passar a ter – o cuidado de se certificar de que, de todos os eventos que patrocina, exclui destes aqueles que envolvem touradas. Essa é, muito claramente, uma opção que a SAGRES / Central de Cervejas tinha a fazer e que fez, para escolher continuar a manter-se envolvida como patrocinadora de eventos que podem incluir touradas, ao invés de se afastar disso, como oito grandes empresas o fizeram nos últimos dois meses (entre as quais a Super Bock / UNICER);
· A SAGRES / Central de Cervejas tem aceitado e continuará a aceitar que faixas publicitárias da marca sejam exibidas em plena praça de touros do Campo Pequeno, enquanto ali decorrem touradas, porque isso decorre “de uma contrapartida negocial, em termos publicitários, num local de consumo de bebidas, cuja venda é o nosso negócio [da SAGRES / Central de Cervejas]”, o que significa que, novamente, também neste aspecto particular, a SAGRES / Central de Cervejas escolhe manter a associação da sua marca às touradas ao invés de ter o cuidado de o não fazer, apesar destes serem eventos moralmente aberrantes, proibidos em quase todo o mundo e em vias de serem proibidos em Portugal, considerados por um tribunal como cruéis e susceptíveis de influírem negativamente na construção e desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes, sendo que a SAGRES / Central de Cervejas decide tomar esta posição na mesma altura em que os defensores das touradas a apresentam como “a cerveja que não traiu os aficcionados”, enquanto eu e centenas de pessoas escreveram à V. empresa pedindo que tomasse a única posição eticamente correcta e comercialmente mais benéfica que poderia tomar, que seria afastar-se das touradas.
Felizmente, vivemos numa economia de mercado, livre, em que há muita concorrência e em que, enquanto umas empresas se colocam comercial e publicitária do lado errado, como a SAGRES / Central de Cervejas está a fazer, outras há, como a SUPER BOCK / UNICER, que se colocam do lado certo, do que se segue que todas as pessoas que se preocupam em estar do lado certo passarão, sem hesitações, a preferir todas as bebidas e produtos do grupo UNICER, ao mesmo tempo que passarão a rejeitar todas as bebidas e produtos do grupo Central de Cervejas, enquanto este não revir a sua posição nesta matéria. Felizmente, os consumidores têm aqui um poder que não se esgota nas decisões das empresas – mas que premeia ou castiga, sem dúvida alguma, as posições que estas decidem tomar.
Lamentando que a SAGRES / Central de Cervejas tenha decidido ficar do lado errado e deixando a certeza de que nem eu nem muitos daqueles com quem eu partilhar esta informação acompanharemos a V. empresa e os V. produtos neste erro,
Com os meus melhores cumprimentos,
Nome:
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