Através de uma criação selectiva durante mais de 100 anos, homens Ciganos e as suas famílias na Inglaterra e na Irlanda criaram esta raça equina. O seu objectivo era criar um tipo de cavalo de carga único que conseguisse puxar as suas caravanas de uma forma elegante e no entanto dócil o suficiente para ser manejado pelas suas crianças e que trabalhassem todo o dia com poucas quantidades de comida e água.
Eles projectaram o cavalo para ser inicialmente metade preto e metade branco. Eles queriam que os cavalos tivessem um factor extravagante para que cada família pudesse sempre competir sobre qual tinha o melhor garanhão. O Gypsy Vanner normal deve ter cerca de 14,3 palmos de altura e ser de qualquer cor, hoje em dia. Devem ter uma traseira arcada em coroa, orelhas mais pequenas que curvam no sentido inferior, um peito pesado curvo e correcto, pernas de ossos grossos com pelo que começa no joelho nos membros anteriores e no jarrete nos membros posteriores numa forma tipo tenda que cobre os cascos. Este cavalo deve ter uma cabeça com traços muito bem definidos estreitando em direcção ao focinho e com olhos bem colocados e meigos. O Gypsy Vanner, ou cavalo Gypsy Cobb, como é referido às vezes, deve ter uma garupa curta e uma parte traseira bastante curva e uma dobra pelo centro da traseira que é chamada "Apple Butt" (Rabo de Maçã). A raça também deve ter uma cauda muito ampla e farta que não está posicionada muito acima e pode eventualmente arrastar pelo chão.
Uma vez que os Ciganos mantiveram poucos ou mesmo nenhuns registos escritos durante os últimos mais de 100 anos, tinhamos suposto as origens das raças usadas para criar os Vanners falando com muitos dos homens Ciganos mais velhos na Europa.
Em Inglaterra, por exemplo, nós sentimos que o Shire, o pónei Dales e o pónei Fells juntamente com o Clydesdale foram as maiores influências. Os Fells e os Dales são nativos exlusivos desse país e assemelham-se a Friesianos mais pequenos com um pouco menos de pelo. Contudo, na Irlanda, onde nós sentimos que a maioria destes cavalos tem origem, eles usaram o Shire e o Clydesdale com maior influência para refinar o pónei Highland.
O nome Cavalo Gypsy Vanner Horse® representa uma raça definitiva nascida de uma visão para criar uma aparência equídea específica. A finalidade dessa visão foi atingida e o resultado é uma raça capaz de despertar grande emoção.
Traseira Curta
Ancas pesadas
Peito Largo
Osso chato pesado no joelho
Pelo que começa no joelho e jarrete e cobre a frente dos cascos.
Um pescoço curto e forte e uma cabeça doce
Estabelecida em 1996, a Sociedade Equina do Gypsy Vanner é o Livro-Mãe de Linhagens Equinas para a raça e o primeiro no mundo.
Um cavalo de caravana perfeito é forte, inteligente, dócil, atlético e tem uma excelente resistência.
Cor:
O Gypsy Vanner não uma raça de cor, é um tipo de corpo, desta feita todas as cores, marcas e padrões são aceitáveis. Em honra da herança do Gypsy Britânico da raça, os seguintes nomes serão usados para descrever a cor do Gypsy Vanner:
1. Piebald: Preto & Branco
2. Skewbald: Vermelho & Branco, Castanho & Branco, Tri-Color
3. Odd Colored (Cor Singular): Qualquer outra cor
4. Blagdon: Cor Sólida com branco salpicado de baixo para cima
Altura:
Existem três classificações de altura, tendo todas os mesmos padrões:
1. Vanner Mini: Abaixo dos 14 palmos.
2. Vanner Clássico: de 14 a 15.2 palmos (excluindo)
3. Vanner Grande: 15.2 palmos ou mais.
Em 2006 o Registo mudou esta classificação; todos os cavalos registados agora são apenas chamados Gypsy Vanners. Já não existem mais classificações por tamanho.
Corpo:
Os Gypsy Vanners têm a aparência de um cavalo de tamanho pequeno a médio com um corpo do tipo cavalo de carga:
1. Traseira: Curta, emparelhada e em proporção ao resto do corpo.
2. Cernelhas: Bastante curvadas, baixas e finas.
3. Peito: Um peito largo, profundo com costelas bastante salientes.
4. Braço: Braço inclinado com músculo bastante desenvolvido.
5. Parte traseira: Anca pesada e poderosa com uma garupa curva bastante musculada, cauda não muito baixa. Partes traseiras chatas ou demasiado inclinadas são considerados defeitos.
6. Pescoço: Forte e de largura ampla, os garanhões devem exibir uma aparência forte com uma crineira em arco-íris (bem arqueada).
Membros:
Limpos, conjunto ósseo pesado ou meio pesado num casco médio a largo.
1. Anteriores: Definição quadrangular, musculado com joelhos chatos, largos e bem desenvolvidos.
2. Posteriores: Jarretes largos e limpos, um Vanner terá um par de jarretes modificados mais próximos dos de um cavalo de tracção, mas não tão próximo como o cavalo de carga moderno. Posição recuada ou jarretes em forma de foice são defeito.
3. Casco: Cascos largos e redondos, abertos nos calcanhares com ranilhas bastante desenvolvidas. Cascos pequenos e contraídos são considerados defeito.
4. Movimento dos membros: Claro, correcto e com verdadeira energia e um trote distinto e sem esforço.
Pelo:
O pelo ideal é liso e sedoso, um pouco ondulado, sendo aceitáveis caracóis e volume, pelo esquisito é defeito.
1. Pelo inferior abundante devendo começar nos joelhos nos membros anteriores e nos (ou perto) dos jarretes nos membros posteriores, extendendo-se pela dianteira dos cascos.
2. A crina, topete e cauda devem ser de amplos a largamente abundantes, crinas duplas são comuns mas não são requisito.
Cabeça:
Uma cabeça doce é uma cabeça mais refinada do que a que um shire típico terá, assente num pescoço forte em harmonia com a aparência geral.
1. Garganta e Maxilar: Barbela e maxilar limpos.
2. Narina: Chata e afunilada, um ligeiro nariz romano é aceitável se condisser com a aparência geral dos cavalos. Um forte nariz romano não é aceitável. Flat and tapered, a slightly roman nose is acceptable if it goes with the horses overall look. A heavy roman nose is not acceptable.
3. Olhos: Qualquer cor, amplamente posicionados, claros, alertas e meigos.
4. Orelhas: À proporção da cabeça, não demasiado largas.
Natureza:
Um Vanner deve estar alerta e disposto com traços de inteligência, bondade e docilidade, um Golden Retriever com Cascos®
Lembre-se de que quando procura encontrar um Gypsy Vanner para venda irá sempre querer certificar-se de que eles estão registados e totalmente desbastados. Por natureza eles são cavalos muito atléticos; os gypsy vanners são dóceis, fortes e inteligentes. Preferem viver num ambiente agradável. Um Gypsy Vanner para venda deverá estar apto para o arreio mas também para montar sem sela. Os Gypsy Vanner são cavalos sãos, de fácil manutenção e manuseio.